Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gn 12:1-3).

Nós somos filhos de Abraão, e como filhos recebemos uma característica poderosa, a de visionários.  Nós somos um povo visionário como Abraão!
Veja, Abraão já era um homem rico, bem estabelecido e seguro em sua vida, mas faltava algo!
Faltava o cumprimento do propósito existencial dele!

Quando Deus aparece para Abraão e lhe apresenta o Seu sonho para ele, imediatamente ele recebeu aquele sonho que se transformou em uma visão. Ele começou a ver a Terra Prometida!
Penso que já havia um clamor no coração de Abraão, pois sua resposta foi imediata. Algo já estava sendo formado em seu coração.

Creio que ele tinha uma percepção de um propósito superior para a sua vida.
Isso igualmente tem acontecido conosco. Então entenda, o propósito de Deus não irá se cumprir em sua vida se você não tiver olhos para ver e coração para anelar por algo maior do que a própria existência.

Paulo disse – Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens (1Co 15:19).

 

Veja, Deus vem e te apresenta o propósito Dele para a sua vida.  Ele desenha em sua mente e coração o que planejou para você. Não é o que você quer, mas o que Ele planejou para você!
O que fazer agora? Você precisa ver!

Ser um visionário é ver quando nada existe, e assim, caminhar em fé rumo ao cumprimento dessa visão. Visionários não ficam parados! Veja, Abraão agiu e saiu a trás da promessa, agora é a sua vez de agir!  Há algo grande sendo gerado em nós como Igreja.

Como eu sei disso? A mensagem da graça desperta nosso coração para o sonho de Deus para nós.
A graça de Deus SEMPRE irá gerar em você uma visão de propósito. Não faz sentido recebermos tanta, mas tanta graça sem não for por causa de uma visão grandíssima! A explosão da graça de Deus em nosso coração é que nos leva a ir em direção ao propósito de Deus para nós.

Preste atenção, a graça não é uma mensagem de terapia celestial para você se sentir amado.  Você que talvez passou a vida inteira sendo rejeitado. A graça é o combustível mais poderoso do universo para te impulsionar para de fato SER O QUE VOCÊ NASCEU PARA SER – um abençoador!

A graça te fez um abençoador. Então, não dê o dízimo ou oferte para ajudar, mas por ser um abençoador, alguém generoso. Veja, você está dentro do chamado de Abraão, talvez você não percebeu, mas não cabe maldição, não cabe impossibilidades, não há obstáculos para te parar dentro deste chamado.

Deus fez tudo e está comprometido em tudo com você. Ele te chamou para ser uma grande nação, por isso Ele te abençoou. Abençoou para ser engrandecido, isso significa ser importante, influente e realizar coisas grandes! O seu Deus deseja te engrandecer!  Ele também te chamou para ser uma bênção onde você está.

Ser uma bênção nos fala de algo ativo, influente, intencional, criativo, etc. com um único fim, abençoar!  Você é um abençoado para abençoar! Enquanto você cumpre o seu chamamento de ser uma bênção, o Todo-Poderoso protege você.

Veja, se alguém te abençoar, Ele vai abençoar essa pessoa. Todavia, se alguém te amaldiçoar, além de não afetar você vai voltar para essa pessoa cada palavra de maldição que ela proferiu contra você. Até o que as pessoas dizem a seu respeito não é neutro. Isso pode ser benéfico ou um grande problema para elas.

Isso acontece porque você é protegido de Deus. Ele é o seu escudo! Você precisa ver a grandeza do seu chamamento! Não fique com falsas modéstias que esconde a grandeza do seu Deus!
O chamado da Hebrom é grande e você é a Hebrom! Então, levante a sua cabeça, chegou a nossa hora Hebrom!

Vamos continuar edificando o chamamento que Deus tem para nós, de forma a deixar o legado para as próximas gerações! Fale para o seu irmão e irmã: Chegou a sua hora!

Mas para isso é preciso abrir os olhos e ver o que Deus deseja nos mostrar.
É preciso buscar a Deus e deixar o fogo do amor Dele queimar em nossos corações.
Deus está desenhando a Hebrom em nosso coração. Ele está fazendo o mesmo que fez com Abraão.

Mas para isso é preciso romper com dois limites em sua vida:

1. Romper seus limites geográficos – Sai da tua terra…

Em Ur dos Caldeus não havia mais espaço geográfico para Abraão. O homem chegou no seu limite, mas não no limite de Deus. Agora era necessário, para cumprir o propósito de Deus, romper esses limites.

É importante você se ver dentro do chamado de Abrão, ele é o pai da fé. Paulo diz que somos filhos da fé dele (Gl 3:7). Sendo assim como Abrão saiu, nós saímos também. Preste atenção, quando a Hebrom nasceu em 2002, era Deus nos chamando para andarmos no seu propósito.

Quem é que estava incluído nesse chamado? Só eu e minha família? Claro que não! Você estava incluído desde o começo, mesmo chegando à Hebrom anos depois. Então, nós só iremos ampliar o espaço que Deus nos deu para conquistar se você romper seus limites geográficos.

O que quero dizer com isso?

  • Deseje conquistar mais pessoas para o reino de Deus.
  • Deseje fazer uma reunião na empresa que você trabalha ou que seja dono.
  • Deseje ganhar seus vizinhos para Jesus.
  • Deseje expandir seus limites.
  • Deseje liderar uma célula.
  • Deseje sair do comodismo que os limites do homem impõem.

Assim como Abrão ouviu Deus chamando-o para um novo espaço de conquista. Deus está por meio de mim te chamando para um novo espaço de conquista! Precisamos aprender com os exemplos que a Bíblia nos mostra.

O exemplo dos hebreus, eles saíram do Egito, mas depois queriam voltar para o Egito.  Eles até levantaram um líder para voltarem, pois acomodaram rejeitaram o espaço que Deus preparou para eles.

O comodismo não te estaciona em uma posição, mas te faz regredir a posição anterior. Não caia no comodismo, pois ele te limita e impede que você alcance o propósito de Deus como Hebrom. Há um espaço novo te esperando para você tomar posse. Mas não tem como ficar com um pé lá e outro cá. Tem que romper a geografia.

Deus está esperando que você diga sim! E aceite o desafio da nova jornada com Ele.

2. Romper seus limites emocionais – Sai … da tua parentela…

Abraão não conseguiu romper com seus limites emocionais e por isso demorou a entrar na posse da promessa.  Isso não significa que era necessário Abraão deixar de amar seus entes queridos. Apenas não permitir que esses laços afetivos fossem um problema para entrar na promessa de Deus para a sua vida e família.

Foi pensando nisso que Jesus disse:

Se alguém vem a mim e não aborrece (amar menos) a seu pai, e mãe”, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo (Lc 14:26).
Quem quiser me acompanhar não pode ser meu seguidor se não me amar mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a si mesmo (NTLH).

Jesus não está proibindo você de amar sua família e parentes. Ele só está dizendo que você não deve amá-los mais do que ama a Ele. Jesus deixa claro que laços afetivos podem ser um problema quando são colocados em primeiro lugar em nossas vidas.

Ele chega a dizer que pessoas que amam mais seus parentes e até a si mesmo não podem ser seu discípulo. Porque? Porque esses não estão dispostos a colocar Jesus como primeiro em suas vidas.

Entre desagradar seu pai, mãe, mulher, filho, irmãos e até a si mesmo ou a Jesus, eles desagradam a Jesus. Isso nas pequenas coisas e nas grandes também. Ser filho de Deus é uma coisa, mas ser discípulo significa ser amigo de Deus. De conhecer o coração de Deus e se importar por Ele.

Abraão depois que rompeu com os limites emocionais foi chamado de amigo de Deus (Gn 18:17; Tg 2:23).

E sabe o que aconteceu? Ele intercedeu por Ló, seu sobrinho amado, diante de Deus e o Senhor o livrou da destruição de Sodoma. Romper com laços emocionais não significa esquecer seus parentes, apenas não deixar que eles te limitem no chamado de Deus em sua vida.

Entenda, você igualmente precisa romper com seus limites emocionais. Isso significa que há irmãos que não desfrutam do propósito de Deus para eles porque colocam pessoas antes de Deus.

Quando Deus e o seu propósito é o primeiro em sua vida, nada pode te impedir de entrar na promessa para a sua vida. E sabe de uma coisa, quando isso acontece as pessoas que estão com você entrarão também. E serão abençoadas as famílias ao seu redor.

Categorias: Mensagem