No V.T. Deus guiava seu povo pelos profetas. No N.T. somos guiados pelo Espírito Santo. Isso não significa que não haja nos dias de hoje o ministério profético, há sim! Porém não com a ênfase do V.T.
Porque estou dizendo isso? Porque é comum as pessoas procurarem algum irmão ou irmã que tem o dom profético para buscar direção. Isso é um grande erro! Isso porque o Espírito Santo é deixado de lado e você não entra na experiência completa da Nova Aliança.

O Espírito Santo nos foi outorgado para nos guiar a toda verdade (Rm 5:5; Jo 16:13; 14:16-18).  Deus não nos daria um guia se não precisássemos! Então, nós precisamos Dele desesperadamente, pois somos incapazes de conduzir nossa vida segundo verdade de Deus.

Somente por meio do Espírito Santo iremos cumprir com o propósito de Deus e ver os efeitos práticos em nossas vidas e das pessoas ao nosso redor. Então precisamos relacionar com Ele de forma prática, e assim, iremos experimentar o Dunamis de Deus em nossas vidas.

Todos nós precisamos ter experiência com Dunamis de Deus. É por meio desta experiência constante, sendo cheios do Dunamis do Espírito, que iremos cumprir o nosso propósito e ver seus efeitos ao nosso redor.

Vejamos esses dois aspectos.

1. Propósito

…mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra (Atos 1:8)… Por onde você for!

O propósito primário de ser cheio do Dunamis do Espírito é ser testemunha fiel de Jesus. Isso significa que iremos testemunhar o que Jesus fez por nós na cruz e como a nossa vida foi mudada! Não é um discurso, mas uma demonstração de vida. Não é sair pregando apenas, mas mostrando em nossa maneira de viver e de falar que somos de Cristo! (Atos 4:13; Ef 4:1)

Ouça, receber o batismo do Espírito Santo te leva a experiência de colocar você mesmo de lado e se entregar a vontade de Jesus para a sua vida – MINHAS testemunhas. Essa é uma grande dádiva que a graça nos doou, ser testemunhas de Jesus.

Veja, ser uma testemunha de Jesus é um resultado simples de receber o Dunamis do Espírito. Isso significa que antes você não falava, não pregava, não se comportava apropriadamente e não testemunhava, mas agora nada pode te deter! Você é uma nova pessoa que flui a vida do Espírito.

Então, por meio da pregação do Evangelho meu coração foi alcançado e minha vida transformada. Depois recebi poder, o Espírito Santo desceu sobre mim para sempre! Agora, posso dizer ao mundo como o amor de Deus é real por meio do sacrifício de Jesus.

Deus em seu plano eterno definiu que os homens perdidos precisavam ver seu poder transformador por meio de nós, seus filhos. Ele propôs isso, não por meio do nosso esforço próprio, mas pelo poder do Espírito Santo. Se você está cheio do Espírito, não tente fazer, apenas faça!

Sendo assim, permita o Espírito Santo te levar a experiência de ser guiado(a) em todo o tempo! Guiado quando falar. Guiado quando pensar. Guiado quando manifestar suas emoções. Guiado em seus conceitos. Guiado quando decidir. Guiados quando agir. Guiados por Ele em todo tempo!

Quando isso acontece, você cumpre o propósito do Dunamis do Espírito em sua vida. Ele diz: Ore com esse irmão que está do seu lado. Você apenas pede permissão para o irmão e Ele te usa.

Ele diz: Diga a essa mulher que estou cuidado de tudo na vida dela… Você apenas diz e Ele opera vida e fé nela. O propósito é você ser um canal de Deus. Mas não pense que você precisa estar pronto para que isso aconteça. Acontecerá quando o Espírito Santo tiver espaço para te usar. Então decida dar espaço para o Ele te usar liberando poder.

2. Efeitos

Ninguém que se expõe a algum tipo de poder continua sendo a mesma pessoa. Veja o caso do quarteto fantástico, eram cientistas, mas se tornaram super-heróis depois que foram expostos a um poder sobrenatural. Isso aconteceu com você também! Você foi exposto ao mais poderoso poder do universo. Isso afetou tudo em sua vida.

Mas gostaria de mencionar pelo menos quatro coisas em você e ao seu redor que foram afetadas: conversões, milagres, generosidade e a vida da Igreja. Quando o poder do alto veio sobre os 120 discípulos de Jesus o mundo nunca mais foi o mesmo! Esse mesmo poder está em você e sobre você. Veja, agora você pode ser um canal de milhares de conversões.

O dunamis te faz ousado e intrépido (At 4:31). Pregar o Evangelho com o fim de ver pessoas sendo salvas era o normal na igreja em Atos. Por onde eles fossem conversões aconteciam. Eles tinham suas vidas próprias, mas nada era mais importante do que ver pessoas sendo salvas. E a Igreja ia crescendo e avançando!

Cuidado quando a sua preocupação é só a sua vida e seus negócios. Onde não há espaço ou tempo para servir a Deus pregando as boas novas e sendo usando na conversão de pessoas.

Cuidado para não se esquivar do processo de edificação de uns aos outros, te fazendo apenas um participante (Liderança e discipulado). Você não participa de uma Igreja, você é um membro dela. Você é parte dela, então se esquivar da vida, mutila o Corpo de Cristo.

Por causa da pregação do Evangelho os milagres são inevitáveis. Jesus disse: Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados (Mc 16:17-18).

Quem crê manifesta o poder miraculoso do Reino de Deus. Mas só podemos crer por meio da pregação do Evangelho. Então, nós que cremos quando pregamos o Evangelho podemos manifestar o dunamis do Espírito. Porém, aquele que acabou de receber Jesus já pode também manifestar o dunamis do Espírito.

Não é algo que foi dado a alguns, mas a todos os que creem! Então não se conforme dizendo: Isso não é para mim. É sim! Comece a buscar hoje mesmo!

Sabe porque é importante você buscar? Lá na sua célula não existe ninguém completo em todos os dons. Sabe porque? Porque o Espírito não age por meio de um, mas de todos (1Co 12:7 – …concedida a cada um…).

Se você não for um canal do dunamis os demais irmãos ficarão sem a edificação que viria por meio da sua vida. Agora pense na esfera da sua família e trabalho, você ora por alguém que precisa de uma cura e ele é curado. Muitos se converteriam a Jesus pelo simples fato de que você não foi negligente ao dom que lhe foi concedido pelo Espírito Santo.

Jesus disse que faríamos coisas maiores do que Ele fez (Jo 14:12). Chegou a sua hora, disponha a ser um canal agora! No capítulo 2 de Atos podemos ver como o Dunamis afetou a maneira dos crentes lidarem com o dinheiro.

Eles se tornaram extremamente generosos. Não tinham medo de investir no Reino de Deus. Havia uma disposição de darem até mesmo tudo. O Espírito Santo não havia requerido isso deles.

Mas seus corações foram tomados de generosidade ao ponto de darem tudo para que o Reino avance. Hoje você pode fazer diferença no avanço do Reino de Deus, não apenas pregando, mas investindo por meio dos dízimos e ofertas.

Não adianta dizer que isso não é problema seu, pois é! Não adianta dizer que não tem, pois Deus já te abençoou para você poder abençoar (Ef 1:3).Uma coisa que tenho percebido nas desculpas de alguns em não investir na obra, é que isso diminui a grandeza e a imagem do nosso Deus.

Pois Ele pensou em demonstrar ao mundo a sua generosidade por meio dos seus filhos. Pois filhos expressam a seu pai. Nós fomos chamados a ser uma expressão de Deus aqui na Terra. Então, não se esquive com desculpas!

Sua generosidade com a Igreja redundará em uma prosperidade jamais vista para ambos. Como membros que somos do Corpo de Cristo, todos nós temos a responsabilidade com o sustento financeiro da obra que Ele nos confiou.

Por último, eles tinham um profundo desejo de experimentar a vida da Igreja de casa em casa. O tempo não era um problema para eles. Suas agendas estavam abertas para experimentar o IGREJAR. Mesmo tendo tantas atividades que são pertinentes a nós nesta vida, não faltava disposição de estarem juntos edificando o Reino de Deus.

Todos estavam servindo e sendo servido por todos. Alguém pode dizer: Mas pastor, hoje temos mais atividades do que eles! Só sei de uma coisa, ser casado em qualquer época trás a luz as mesmas responsabilidades de hoje. E mais, na época deles a estrutura de sociedade, ciência, tecnologia, etc. eram precárias comparado a hoje.

Hoje, tudo colabora para agilizar e facilitar nossa vida! Então, somos mais responsáveis por ter tantos recursos e facilidades para promover a vida e edificação da Igreja e o avanço dela. Cuide do seu casamento, dos filhos, dos relacionamentos, da profissão, do dinheiro, etc.

Mas nunca ao custo de parar de crescer na obra de Deus, creio que você pode cuidar de todas essas coisas que são legítimas sem nenhuma perda para o avanço do Reino de Deus. Você está aqui hoje porque alguém foi usado em sua vida, mas essa pessoa não parou tudo para poder ser um canal na sua vida.

Foi em seu dia-a-dia que ela foi usada por Deus para te abençoar. Um convite para ir na célula ou encontro, foi o suficiente para sua vida mudar. Não podemos parar usando argumentos de atividades legítimas de nossa vida. Podemos fazer todas as tarefas que envolvem nossa vida.

Ele é conosco, está conosco e trabalha em nosso favor. Se buscarmos o seu Reino e sua justiça em primeiro lugar, Ele cuidará das nossas coisas.

Se Deus dá tanta atenção à aparência das flores do campo — e muitas delas nem mesmo são vistas —, não acham que ele irá cuidar de vocês, ter prazer em vocês e fazer o melhor por vocês?

 

Quero convencê-los a relaxar, a não se preocuparem tanto em adquirir. Em vez disso, prefiram dar, correspondendo, assim, ao cuidado de Deus. Quem não conhece Deus e não sabe como ele trabalha é que se prende a essas coisas, mas vocês conhecem Deus e sabem como ele trabalha.

 

Orientem sua vida de acordo com a realidade, a iniciativa e a provisão de Deus. Não se preocupem com as perdas, e descobrirão que todas as suas necessidades serão satisfeitas. (Mateus 6:30-33 – A Mensagem).

Categorias: Mensagem