(…) Visto que dizemos: a fé foi imputada a Abraão para justiça (…) mas também (nós, os filhos de Abraão) andam nas pisadas da fé que teve Abraão, nosso pai, antes de ser circuncidado. Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé (Romanos 4:9b; 12b; 13).

Estamos falando sobre alguns aspectos do empoderamento que foi liberado a todos nós. Primeiro falamos sobre o empoderamento da graça isso por que, a graça vem antes da fé, porquê? Por que primeiro sou empoderado pela graça para poder ter minha fé alimentada.

Como assim pastor? O raciocínio é bem simples. Quanto mais compreendo a graça, quanto mais experimento a graça e o que ela me deu, como resultado minha fé é alimentada. E assim, mais e mais eu creio na bondade e cuidado de meu Pai por mim.

Mais e mais eu desfruto das promessas de meu Pai na minha vida. Mais e mais me aproprio pela fé das riquezas insondáveis de Cristo para a minha vida. Veja, o empoderamento da graça alimenta a sua fé.

Isso porque, você precisa experimentar da bondade de Deus (1Pe 2:3), para poder crescer em fé de forma saudável e ampla. Sendo assim, o empoderamento da graça te conduz a ser empoderado pela fé. Quem experimenta a graça cresce em fé!

Jesus disse que se você não receber o Reino de Deus com a simplicidade que uma criança recebe, de maneira alguma você entrará nele (Lc 18:17).

Veja, a Palavra de Deus nos exorta a crescermos em maturidade, mas isso não significa que devemos abandonar a simplicidade e pureza de coração (2Co 11:3). Criança confia em seus pais, com simplicidade e pureza.

Ela não vive preocupada, pois experimenta da bondade dos pais todos os dias. A saúde emocional dela irá refletir um coração que descansa, pois sabe que é cuidada e protegida.

Ela não terá dificuldade em crer nas promessas que seu pai faz a ela. Sua fé em seu pai é fruto da experiência que ela tem com a bondade dele para com ela. Isso acontece com você também e o Aba! Qual o problema?

Pais naturais às vezes não transferem essa experiência a seus filhos, e assim, os filhos passam a ter uma dificuldade em acreditar nas promessas de Deus. Eles projetam suas experiências relacionais com seus pais, em Deus.

Essa é a razão pela qual você precisa meditar no quanto Ele te ama, para restaurar sua visão sobre a paternidade de Deus na sua vida. Só assim você terá confiança no Aba, e será empoderado pela fé.

Sua fé nesta hora, deixa de ser uma expressão, EU CREIO, e se torna algo prático e funcional em seu dia a dia. A graça é a provisão completa de Deus para a sua vida, já a fé te leva a apropriar de tudo que a graça providenciou para você. Isso te leva a crescer em confiança no amor Dele por você!

Não adianta saber quem você é, entender o que a graça fez por você se você não experimentar em sua vida tudo o que de fato lhe foi dado. Seu Pai te amou por completo, mas às vezes isso não é prático para você.

Isso acontece porque a experiência com a graça não está alimentando a sua fé. Preste atenção, não tem como o Pai te amar mais, mas tem como você ama-Lo mais e mais!

Você o ama mais e mais não porque tem bastante conhecimento da graça ou uma fé enorme, mas porque você experimenta a graça por meio da fé. E assim, o cuidado Dele por você se torna algo real e experimental em sua vida.

Como criança, seu amor aumenta porque você descansa nos braços de seu Pai. A fé te leva a desfrutar de um amor seguro na bondade do seu Pai! Ele nunca te deixou e nunca te deixará (Hb 13:5).

Nada vai faltar na sua vida. Seu Pai tem prazer em suprir todas as suas necessidades e desejos!

Então o empoderamento de Deus na sua vida tem que te levar a uma experiência com a graça e a fé. Neste ponto, as promessas deixam de ser conteúdo de sua Bíblia e passam a ser reais na sua vida!

Veja, Abraão foi empoderado pela fé e três coisas aconteceram com ele. E nós igualmente recebemos por meio da fé as mesmas coisas.

1. Você recebeu uma TED

…a fé foi imputada a Abraão para justiça…

A palavra imputada (logizomai) tem o sentido passar para a conta de alguém. Abraão foi empoderado pela fé ao ponto de Deus transferir para a conta de Abraão todas as Suas mui preciosas promessas (2Pe 1:3-4).

Mas não ficou só nisso, ele agora se tornou o pai da fé e nós, os crentes em Jesus, quando empoderados pela fé, temos igualmente tudo transferido para nós. Em Abraão Deus abençoou toda a sua descendência.

Abraão em tipologia representa Deus Pai! Você recebeu uma TED, sua crédito não tem limites.

É por isso que Jesus disse que você pode pedir, para que sua alegria seja completa (Jo 16:24).

O seu Pai se preocupa com o seu estado emocional. Seu desejo é que você experimente plenitude de alegria e seja feliz (Sl 16:11).

Ser empoderado pela fé significa que você recebeu tudo o que o Pai tinha para te dar. Neste ponto Abraão se torna apenas um ponto de partida do desejo supremo do seu Pai de prover você com tudo! Por isso que tudo na Nova Aliança é pela fé!

Sendo assim, o empoderamento da fé te dá acesso a todos os tesouros inesgotáveis de Deus. O que você precisa hoje? Você já tem acesso ao suprimento dessa necessidade.

Veja, hoje celebra-se a Páscoa e a pergunta é: O que representa para nós a Páscoa? Não é apenas a libertação da escravidão do velho homem, nem a vitória completa sobre a morte, mas a ratificação final de que você é o filho amado e tem acesso a tudo o que seu Pai tem.

Tudo o que Jesus (cordeiro de Deus) é e tem foi transferido para a sua conta!

2. Você tem um GPS

…andam nas pisadas da fé que teve Abraão…

Andar nas pegadas de Abraão significa seguir um novo caminho. O caminho da fé!

Não precisamos mais ficar ansiosos, mas podemos nos entregar nas mãos d’Aquele que pode todas as coisas e deixar que Ele nos guie, como você faz com um GPS.

Você quando chega em uma cidade que não conhece, sua segurança para andar nela é o GPS. Você diz a ele que deseja chegar em tal lugar: Ele diz vire aqui, você vira. Ele diz: Siga em frente, você segue. Tudo tão simples!

Eu sei que você deseja chegar a tantos lugares e esferas da sua vida! Mas para isso, é necessário ser guiado pelo GPS chamado Espírito Santo! Entrega logo seu caminho nas mãos Dele, tudo vai ficar mais fácil! (Sl 32:8 – instruir, ensinar e dar conselhos).

Deixe o Espírito Santo te guiar aos sonhos do Pai para a sua vida! Abraão largou tudo para seguir a direção de Deus em sua vida. Ele não era um jovem afoito, mas um homem adulto com todos os seus fundamentos de segurança estabelecidos.

Ele jogou toda a segurança da vida natural para cima e preferiu viver pela fé. Siga o modelo de Abraão, você não será desamparado. A fé vai te empoderar para viver experiências extraordinárias em Deus!

Como Ele foi com Abraão, Ele é com você! Apenas entregue seu caminho a Ele (Sl 37:5 – confia nele e o mais ele fará).

Deixe Ele te guiar como um GPS espiritual.

3. Você é dono do mundo

…a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo…

Paulo diz que você é herdeiro do mundo! Isso significa que o mundo é seu!

A Nova Aliança devolveu para você o que o diabo roubou, o mundo.

Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre (Sl 37:29).

Os céus são os céus do SENHOR, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens (Sl 115:16).

É um fato, os crentes, que são donos do mundo, entregam sua herança para o diabo facilmente (TV, política, faculdade, sistema financeiro, etc.).

Precisamos rever isso! Não aceite o diabo cuidar do que é seu! Você não acha que é terrível ter algo e deixar o diabo cuidar?

Pense ele cuidando: do seu casamento, filhos, célula, trabalho, etc… Eu sei que um dia o diabo vai, por um curto espaço de tempo dominar uma parte do mundo. Mas isso não significa que eu vou dar para ele o que é meu.

Enquanto estiver aqui vou me apropriar do que é meu. Você deve fazer o mesmo!

Assuma o seu lugar hoje na sociedade que Deus te colocou. Não pense que nada a seu redor não tem a ver com você, tem sim! É a sua herança! Assuma o seu papel de herdeiro do mundo.

Exerça a sua autoridade de dono hoje e não apenas quando Jesus voltar definitivamente para reinar aqui na Terra. Vencedores agem assim!

Eles detém o avanço do mal (2Tss 2:7 – … que seja afastado aquele que agora o detém…).

A sua manifestação de herdeiro é aguarda até mesmo pela criação. Esse é o seu destino, aproprie-se do que é seu hoje! Você já foi empoderado pela fé para ser tudo o que a Palavra de Deus diz que você é:

Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que seja firme a promessa para toda a descendência… (Romanos 4:16)

Não tem como falhar, a promessa é firme porque foi estabelecida sobre a graça de Deus. A você cabe apenas crer!

Seja empoderado pela fé para viver a vida planejada pelo seu Pai!

Categorias: Mensagem