Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo (1Coríntios 15:10).

A primeira coisa que precisamos fazer ao falar de empoderamento, é dar o seu significado.

O que significa empoderar? Empoderar é um verbo que se refere ao ato de dar ou conceder poder para si próprio ou para outrem.

– dar poder, dar autoridade, dar autonomia, habilitar, desenvolver capacidades, promover influência, afirmação, entre outros.

Quando entendemos esse conceito compreendemos que a obra que Deus nos designou fazer, não será realizada com recursos humanos.

Antes será realizada pelo empoderamento (concessão dos recursos) do próprio Deus a nós (Jo 20:21).

Quando você entende isso, sua atitude é de se dispor ao serviço de Deus onde você está. Porque não é mais uma questão de usar os seus recursos, mas os de Deus! Fica simples dizer: Eis-me aqui! Usa-me nesta esfera que estou!

Paulo entendeu isso e usufruiu dos recursos inesgotáveis da graça de Deus, ele compreendeu que a graça o empoderou para uma obra extraordinariamente grande. Você igualmente foi empoderado para uma obra extraordinária!

Paulo por três vezes menciona a palavra graça neste versículo. Ele entendeu que a graça o empoderou com uma nova posição (de menor a maior apóstolo), uma disposição constante e com resultados maravilhosos.

Quando você entende que foi empoderado pela graça, esses três efeitos se tornam práticos em sua vida, como foi na de Paulo:

1. Você é resolvido

Mas, pela graça de Deus, sou o que sou…

Veja, ao dizer sou o que sou, Paulo estava dizendo que não tinha vergonha de quem era, o maior dos apóstolos. Nem se colocava como melhor que os demais, Paulo de menor apóstolo (v.9) foi empoderado para ser o maior de todos.

Ele apenas entendia que era o que era, por causa da graça de Deus, de perseguidor da Igreja agora apóstolo e edificador dela. Só a Graça pode empoderar alguém para vivenciar uma mudança tão grande em sua vida.

Veja, como Maria, havia milhares de jovens piedosas, mas ela achou graça diante de Deus. Você é alguém que igualmente achou graça diante de Deus! Desfrute da plenitude desta verdade e experimente como Paulo uma inexplicável mudança em seu viver.

Desfrute do que você se tornou em Cristo Jesus pela Graça de Deus. Não deixe que nada o complique, mas seja alguém resolvido. Você foi empoderado pela Graça de Deus para ser grande, do tamanho de Jesus!

Pastor não consigo me ver assim… Você só precisa crescer na medida de fé que tem hoje. A sua fé é que te leva a viver as verdades do Reino de Deus. Em Romanos 12:4 Paulo diz:

Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

A sua medida de fé pode crescer, mas a moderação é a chave para isso acontecer. A palavra grega aqui traduzida por moderação significa ser razoável, ser sensível, manter a saúde mental de acordo com as verdades de Deus.

Isso significa que quando você é moderado, é porque faz uma correta avaliação sobre o seu próprio valor perante Deus, na igreja local e na sociedade em que vive. Você pensa segundo o valor que lhe foi atribuído. Isso levará você a crescer na sua medida de fé e em sua identidade, isso te resolve por dentro. Outra coisa, é que o empoderamento da Graça te faz falar.

Porque sou resolvido posso falar àqueles que não são resolvidos e dizer a eles que pense de forma correta de si mesmo. Isso significa que devemos pensar segundo o que a Graça de Deus fez de nós, e não o que pensamos de nós mesmo.

Precisamos levar os irmãos a compreenderem a grandeza do amor de Deus por eles! Conversar com pessoas resolvidas é algo muito bom, pois elas não têm dificuldades de falar. Pessoas resolvidas sempre nos ajudarão a crescer em nossa medida de fé.

Eles terão paciência conosco e nos ajudarão a pensarmos sobre as coisas mais elevadas da Graça que nos foram dadas. Pessoas assim, nos destravam das complicações da alma.

Deus está te levantando como uma pessoa resolvida, para potencializar a medida de fé dos demais. Você é um canal da Graça de Deus para dar sentido à vida de qualquer um. Hoje o Senhor aumenta a sua medida de fé para você compreender o quão importante você é na obra Dele.

2. Uma disposição incansável

…e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã…

Quando entendemos que fomos empoderados pela Graça de Deus, somos impelidos a servir a Deus. Um santo incomodo toma conta do nosso coração e somos tomados por um desejo de simplesmente servir. A graça nos enche de uma disposição incansável!

A palavra grega aqui traduzida por vã, significa – vazio, algo sem poder, sem conteúdo, sem resultado, sem proveito, sem efeito, sem propósito, destituído de riqueza espiritual.

Isso é tão oposto ao empoderamento da Graça na vida do crente, que o capacita em tudo, a fazer o que nunca poderia ser feito. É crucial entender que a Graça fez tudo por você, tudo o que você não podia fazer. Mas ela não fez o que eu e você podemos e devemos fazer.

Quando Paulo disse não se tornou fica claro que essa é uma ação nossa e não de Deus. Não se tornou significa que, cabe a nós estendermos o Reino de Deus por meio da pregação do Evangelho e edificação da Igreja.

Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus (1Co 3:6).

Paulo não permitiu que o empoderamento da Graça fosse algo passivo em sua vida, antes ele tinha uma disposição incansável para fazer o que só ele podia fazer. Ouça, há algo que só você pode fazer em um lugar que só você pode falar. Então, fale e faça, pois você já foi empoderado para essa obra.

Cabe a mim e a você não tornar vã, a Graça recebida. Agora é a sua vez, a nossa vez! O empoderamento da Graça libera uma incansável disposição. E assim, cumprirmos nosso propósito neste tempo que se chama hoje.

Paulo, mesmo sendo quem era (v.9 – perseguidor da igreja), não havia se privado do empoderamento da Graça de Deus, pois não se opunha à vontade divina.

Não podemos errar no fato de que, a vontade humana pode servir de empecilho ao empoderamento da Graça de Deus em nós, e até mesmo anular os seus efeitos, tornando-a inteiramente inútil em nossa vida.

Hoje o Espírito de Deus está te dando ânimo novo! Está te empoderando com uma nova medida de fé para uma obra muito maior e abrangente. Isso vai resultar em uma disposição incansável para fazer muito mais!

3. Resultados reais

…trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.

E como consequência dessa disposição incansável, seus resultados serão muito maiores em todos os sentidos. Paulo se enxergava com humildade como o principal dos apóstolos (sou o que sou), isso com respeito à dedicação, ao labor, às realizações.

Ele também disse posteriormente: …em trabalhos, muito mais… (2Co 11:23), referindo-se a razão que lhe dava uma posição de dedicação superior. Assim também é que ele diz neste ponto:…trabalhei muito mais do que todos eles… Paulo não estava em uma competição.

O seu trabalho era servir! Quem serve tem resultados reais! O mundo conhecido foi afetado completamente. Pela disposição incansável de Paulo. Seus resultados reais podem ser vistos até hoje na nossa vida. Um ministério amplo naqueles dias e influente até os dias de hoje.

Servir é o grande segredo dos resultados reais. Por isso que Jesus disse em buscar o Reino de Deus e sua justiça em primeiro lugar (Mt 6:33). Buscar o Reino nada mais é do que servi-lo. E assim, como resposta, todas estas coisas serão acrescentadas.

O Reino de Deus é um lugar de serviço. Vivemos a geração onde todos querem ser grandes. Jesus nos deu a chave se desejamos ser grande. Ele disse que o maior é o que serve (Mt 23:11). Paulo serviu a Igreja mais do que todos. Isso não significa que os demais não serviram, apenas que ele serviu mais. Por isso é reconhecidamente o maior dos apóstolos.

Veja, resultados reais são frutos do servir e servir o Reino de Deus. Fazendo assim, sua recompensa estará guardada pelo Senhor (2Tm 4:8). O seu maior tesouro não será conquistado não céu, mas aqui na Terra.

No céu você vai receber a recompensa do que fez aqui na Terra. Realizando a obra que foi chamado a fazer. Essa é a razão da necessidade de se saber o quanto é amado, para assim amar o Senhor como uma resposta em seu interior – e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.

Como disse, esse é o seu tempo, Deus o empoderou com o maior dos recursos do seu Trono, Sua maravilhosa Graça, Cristo! Não te falta nada para fazer tudo!

Pastor como eu sei que já fui empoderado pela Graça? Simples, você já aceitou Jesus como seu Senhor e Salvador?

Se já, isso significa que você já foi empoderado pela Graça – (Gl 3:27).

  1. Você está crescendo na sua medida de fé, isso afetará sua identidade e vai te resolver por dentro.
  2. Hoje o Espírito de Deus está te dando ânimo novo.
  3. Isso porque, o Reino de Deus é um lugar de serviço. O seu maior tesouro não será conquistado não céu, mas aqui na Terra.
Categorias: Mensagem