Quando dizemos que somos Hebrom, o que está em nosso coração que desejamos expressar? Nós sempre tivemos nossa identidade, mas as vezes não ficava claro para os irmãos. Hoje gostaria de ministrar ao seu coração a nossa essência, aquilo que você e eu somos e porque Deus nos chamou!

A Hebrom começou dia 1 de junho de 2002. Nós vivenciamos uma experiência profunda de família e prazer de estar juntos sem comparação. Isso nos levou a avançar dentro do propósito de Deus como Igreja, como família de Deus. Nós compreendemos o que Deus queria e decidimos como Igreja mergulhar em seu propósito.

Sempre houve uma atmosfera prazerosa em nossas reuniões de células, cultos, vigílias, etc. e ajuntamentos que aconteciam espontaneamente. Não havia impedimentos para estarmos juntos, pois o desejo era de estarmos juntos e edificar uns aos outros, uma igreja atuante em todo o tempo e lugar.

Compreendíamos que juntos estabeleceríamos aquilo que estava no coração de Deus. Isso nos levou a escrever uma história linda como Igreja até hoje, mas uma coisa eu tenho a plena convicção, há muito mais de Deus para nós como Igreja. E você que chegou depois, não pense que não faz parte dessa história, pois essa é a história da sua família (ex. meus netos vieram depois, mas são da família).

Desde o ano passado, depois que deixamos a associação de igrejas a qual pertencíamos, pela razão de que era chegado o tempo de vivermos nossa própria identidade, nos dedicamos a buscar e perceber as direções do Espírito para nós. Sei que nesse meio tempo, alguns irmãos tiveram a sensação de estarmos meio sem rumo. Mas a verdade é que, nossa seriedade como pastores não nos permiti tomarmos decisões por modismo ou por necessidade de terceiros, mas de ouvirmos e termos clareza do que o Senhor espera de nós.

Por isso hoje, depois de várias reuniões com nosso time pastoral do Brasil, percebendo em cada um o testificar do Espírito, queremos começar a deixar mais claro nossos novos rumos como Hebrom! Antes nosso slogan era, HEBROM IGREJA EM CÉLULAS. Mas a partir de hoje seremos conhecidos como HEBROM, UMA FAMÍLIA COM PROPÓSITO!

Deixamos de ser uma igreja em células? Claro que não! Mas deixamos de enfatizar a metodologia para enfatizarmos nossa essência, que é, sermos família, bem como o nosso propósito que atingiremos como família. É importante entender que as células não é o fim, mas o meio pelo qual somos família e como essa família atingirá o propósito de Deus!

É por isso que podemos afirmar que o slogan que traduz quem somos é: Uma Família com propósito. Sei que essa afirmação precisa ser detalhada para nossa maior assimilação do nosso chamado. Vejamos três verdades que nos dá uma compreensão ampla:

  1. O proposito original de Deus

E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra (Gênesis 1:28).

Qual é o propósito original de Deus descrito em Gênesis 1:28? Deus estava dizendo que a partir do jardim do Éden, que é uma expressão e ambiente do seu reino, e através da família, que é a igreja, pela qual o seu propósito de crescer, multiplicar e espalhar seria cumprindo. Deus assim estabeleceria sua influência e domínio sobre toda a criação e Terra por meio dos seus filhos.

Somos essa família dentro da esfera do reino de Deus com esse propósito aonde Deus nos enviar. A Terra é o nosso limite! Temos mais do que uma mensagem, temos um propósito dado por nosso Pai.

  1. O propósito da Igreja

Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja (ekklesia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mateus 16:18).

A primeira menção da palavra igreja em Mateus, que no original é ekklesia significa chamados para fora. Esse era um modelo de influência e expansão que os romanos utilizavam para expandir seu governo.

Roma trocou a velha maneira de expandir o Reino pela força bélica e passou a adotar o modelo ekklesia. A ekklesia era um grupo convocado para fora do império romano com objetivo de infiltrar em novas localidades que ainda não haviam se tornado território romano. Esse grupo se infiltrava no meio da sociedade fazendo parte da política, educação, comunidade rural etc. O objetivo era influencia-los com a cultura e os valores de Roma até que tal comunidade tornasse uma colônia romana de dentro pra fora, sem que fosse utilizado força bélica.

Quando Jesus diz que iria edificar sua igreja (ekklesia) fica clara a sua intensão e objetivo de que, por meio da sua igreja, Ele influenciaria e expandiria o seu reino sobre a Terra. Sendo uma família que vive e sustenta os valores do reino de Deus dentro da sociedade.

Isso está diretamente conectado com o propósito original de Deus em Gênesis.

Veja Deus não mudou seu plano, e nós como igreja, como família estamos juntos com seus desígnios. Essa é a nossa missão como família Hebrom!

  1. O propósito da Hebrom

No início em 2002, o Espírito Santo me disse que Hebrom seria nosso nome. No primeiro momento só havia a compreensão do significado do nome, as aos poucos tudo foi fazendo sentido. A primeira menção de Hebrom está em Gênesis 13:18:

E Abrão, mudando as suas tendas, foi habitar nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom (comunidade; associação); e levantou ali um altar ao SENHOR (Gênesis 13:18).

Abrão foi com sua família morar em Hebrom. Sua família recebeu o chamado de Deus para ser canal de bênçãos para todas as famílias da Terra. Mais uma vez temos o propósito de Gênesis por meio de uma família e o de Jesus por meio da ekklesia, a igreja expressão do seu reino juntos em Hebrom.

Ser uma família é a maneira pela qual expressamos o reino de Deus, por isso ser Hebrom é ser uma família com propósito!

Hebrom também foi uma das cidades de refúgio. A cidade de refugio era o local onde alguém que cometia um crime (culpado ou não) aguardava para ser julgado. A cidade refúgio visava acolher e restaurar as pessoas. Isso faz parte do nosso DNA, a restauração das pessoas. O reino de Deus avança com pessoas restauradas. Sendo assim, permita ser restaurado(a), pois você é parte disso e hoje Deus está te chamando a avançar!

Por último, Hebrom foi sede do governo de Davi por sete anos e meio. Veja, quando cumprimos o propósito de Deus estabelecemos o governo de Deus (domínio) em todas as esferas que Ele nos levar. Sempre que houver reino de Deus e igreja estamos falando do governo de Deus. Nosso chamado é para governar!

Concluímos que Hebrom cumpri tanto o propósito original descrito em Gênesis, como o desígnio da ekklesia de Jesus!

Mas é importante ressaltar que a primeira coisa que Abrão fez ao se estabelecer em Hebrom foi de levantar um altar. Altar fala de experiências de oferta e entrega a Deus. Não há como cumprir um propósito sem o sacrifício e a entrega, basta ver os exemplos bíblicos.

Nós iremos continuar a edificar o que está no coração de Deus por meio da nossa entrega em todas as áreas. Pois somos Hebrom, Uma Família com propósito!

Categorias: Mensagem