Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito (Ef. 2:19-21).

Nada do que Deus faz e nem mesmo o que o homem cria é destituído de propósito. Tudo é criado por causa de um propósito. Então é importantíssimo compreendermos que nós existimos por causa de um propósito. E cabe a cada um de nós corresponder a expectativa de Deus ao propósito para o qual fomos gerados.

Esse propósito começa com a família de Deus. Nós fomos inseridos nela! Se você não compreende o valor da família para Deus, você errará na forma como lida com a Igreja! Você e eu fomos inseridos em uma família – sois da família de Deus. Paulo deixa claro que estamos edificando um edifício. E esse edifício cresce, aumenta para habitação de Deus no Espírito Santo. Mas esse aumento se dá pela edificação.

A edificação tem dois aspectos a pessoal e a coletiva. Gostaria de ver ambos:

1. Edificação pessoal- …já não sois…

Cada um de nós precisa compreender a importância de sua edificação pessoal sobre o fundamento. É como um tijolo que foi colocado na parede de um prédio. Antes era barro, mas precisou ser moldado e assado para ter a forma apropriada para que pudesse ser colocado junto com outros tijolos, e assim, suportar o peso da parede.

Veja, não basta ter o barro é preciso moldar o tijolo. Mas igualmente não adianta ter o tijolo é necessário coloca-lo na parede – isso é edificação! Pegar o barro e fazê-lo útil na edificação, colocando-o na parede é como o processo de Deus em nossas vidas.

2. Edificação coletiva – …todo o edifício…

Somos edificados para edificarmos juntos um edifício para Deus. Não tem como ser um edificador se não sou edificado. Não tem como gerar discípulos se eu não sou um discípulo. Então, eu me torno um material útil quando cuido da minha edificação pessoal só assim posso ter utilidade na edificação coletiva.

Enquanto não sou tratado em minha individualidade não tem como ser útil na edificação do coletivo. O propósito de Deus será realizado por todos e não por alguns. Deus trabalha no indivíduo visando o coletivo. Pois seu alvo não é alguns membros da família, mas a FAMÍLIA!

O tempo é agora para o cumprimento do propósito de Deus em sua vida. Não fique de fora da edificação, tendo sido chamado a estar do lado de dentro edificando.

Categorias: Mensagem