Todos nós passamos por momentos de crise da fé. Quando me refiro a crise da fé digo com respeito ao tempo de espera entre a promessa e o cumprimento da promessa. Veja, Abrão estava vivendo dias de conflito tanto que a pergunta que ele faz demonstra isso.

Ele está dizendo: O que adianta o Senhor me dar tantas coisas se o que mais me importa é ter um filho, um herdeiro? O que o Senhor pode me dar que seja mais importante e valoroso para mim do que um filho? Neste ponto o Senhor vem e conduziu-o até fora e disse novamente a promessa que estava sobre ele.

Por isso é importante entender que a fé tem ambientes e um é o ambiente dentro da tenda e o outro é fora da tenda. Os limites da fé – (Gênesis 15:1-7).

Vejamos:

1. A fé dentro da tenda

Dentro da tenda Deus falou com Abrão – Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. Deus estava falando de proteção e recompensa a Abrão. Há uma medida de fé no ambiente dentro da tenda e isso envolve apenas a sua vida. São coisas direcionadas a você! Agora, creio que Deus estava estimulando o diálogo com Abrão para leva-lo a um nível acima de fé e também um propósito superior para com a sua vida. O que significa Deus chamar Abrão para fora? Deus chamou Abraão para fora da tenda porque queria leva-lo a uma nova medida de fé e propósito. Dentro da tenda ficamos cheios de esperança reafirmando para nós mesmos: Vai acontecer, vai se cumprir, mas não acontece! O problema é que dentro da tenda ficamos só esperando e não conversamos com Deus sobre o cumprimento da promessa em nossa vida. O que significa sair para fora da tenda? Significa mudar de ambiente. Sempre que Deus deseja fazer algo em nossas vidas Ele nos chamará para uma mudança de ambiente. Isso porque nós nos acostumamos com o ambiente de fé que um dia foi desafiador e que agora não é mais. A tenda de hoje um dia foi o ambiente desafiador quando no passado Deus te chamou para fora dela. Esse é o processo de crescimento da fé! Ouça o Espirito Santo te chamado para fora, para um novo ambiente desafiador de fé. Se você deseja avançar aceite o desafio hoje.

2. A fé fora da tenda

Porque Deus nos chama para fora da tenda? Para mostrar que Ele não faz nada em nossa vida que não tenha um propósito maior, que tudo em nossa vida é direcionado aos planos Dele e seu Reino. Quando Abrão saiu para fora da tenda seus olhos foram abertos para algo muito maior do que o desejo da promessa cumprida de um filho.

Em Isaque Deus satisfaria o coração do seu servo, mas também cumpriria seus propósitos eternos. Dentro da tenda a promessa é um filho herdeiro, mas fora uma descendência incontável como as estrelas nos céus. Isso significa que Deus está usando a promessa que foi libera em sua vida para cumprir desígnios maiores por meio dela. Isso significa que você não é o alvo principal, mas o plano Dele através da sua vida.

Há irmãos que se embriagam com a sua bênção e acham que o plano era só ele, mas não é! Então tenha os olhos abertos hoje, pois as promessas não têm um fim em você mesmo, mas elas voltam para Deus e seu propósito. Gosto muito de como Deus por meio de Isaías nos mostra essa verdade (Isaías 55:8-11).

Veja você é abençoado com tudo o que Deus faz – reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, mas o fim não é você é Ele. Não caia no engano de achar que tudo o que acontece com você o alvo é só você. Veja, a chuva que é um sinal da bênção Dele sobre você te abençoa, mas ela deve retornar para Ele com os frutos devidos.

Permita que a sua vida e tudo que é seu seja para louvor da glória Dele. Entenda, quando Deus nos chama para fora da tenda está nos chamando para nos colocarmos debaixo de algo muito maior do que nós mesmos. Não há nada de errado em ter uma fé no limite da tenda, o problema é se você estiver fora com a fé que é de dentro.

Ambas são experiências necessárias para o nosso crescimento espiritual e teremos que aprender com as duas. É de suma importância entender que o limite da fé de dentro da tenda um dia foi a fé do chamado para fora, mas envelheceu. Deus está te desafiando novamente, chamando-o para fora, apenas venha!

Categorias: Mensagem