No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo.

Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação. Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus.

Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.

 

Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus (Lucas 1:26-35).

Uma das coisas impressionantes da Palavra de Deus é como pessoas comuns são úteis e preciosas para Ele. Se você fizer uma enquete nas Igrejas sobre o tipo de pessoas que Deus escolhe, certamente as respostas estariam sobre alguma qualidade ou piedade da pessoa.

Mas quando olhamos para a palavra de Deus podemos descobrir que Deus escolhe baseado em sua graça, é por isso que todos nós somos úteis para o Seu propósito. A Sua graça é a provisão completa para todos.

Paulo disse: antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo (1Co 15:10b).

Então, quando o anjo disse que Maria achou graça diante de Deus, seu chamamento não seria com base em nenhuma das qualidades, que certamente ela poderia ter. Mas seria algo exclusivo da graça de Deus. É por isso que o anjo disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus.

Deus escolhe e vocaciona por meio de Sua graça. Quando Deus chama alguém para ajuda-lo em algo Ele mesmo providencia todos os recursos para o sucesso dessa vocação. Me refiro a vocação tudo que envolve sua vida: ganhar almas para Jesus, liderar uma célula, sua profissão, ser pastor, missionário, etc.

Quando Deus entra na sua vida Ele está te envolvendo em um chamamento, há um chamamento da parte de Deus para a sua vida. Não abra mão dele, mesmo que pareça loucura, como foi com Maria.

Talvez seja loucura ser médico! Loucura ser um empresário! Loucura passar em um concurso! Loucura ser pastor! Não abra mão!

Deus é o Deus das loucuras e usa as coisas loucas deste mundo (1Co 1:27).

Agora, o chamamento de Deus sempre envolverá o seu destino. O seu destino é gerar filhos para Deus. Sendo e gerando!

Por mais que manifeste de forma diferente em cada um de nós, mas podemos ver que em Natanael, Pedro, Geraseno, Samaritana, Maria e demais… O alvo era o mesmo a pregação do Evangelho gerando filhos para Deus.

Sendo assim, é importante você entender que o seu destino é maior do que seus planos pessoais, maior do que você mesmo. Isso porque, Ele te escolheu, achastes graça diante do Pai!

Talvez você pergunte: Como vou encontrar meu destino? Gostaria de olhar para esse texto e aprender com você.

1. As coisas simples da vida podem esconder seu destino

Seu destino está nas coisas simples da vida. Esta jovem estava se preparando para casar. Em meio as experiências mais comuns da vida humana ela encontrou o seu destino. Gerar o Filho de Deus.

O texto não fala, mas provavelmente ela estava em casa, cuidando de afazeres domésticos – entrando o anjo aonde ela estava…

Às vezes achamos que necessitamos de grandes ações para trazermos a luz nosso destino de gerar filhos para Deus. Mas como Maria, na rotina de nossa vida podemos ser canais poderosos de Deus. Para isso você precisa entender que nada em sua vida é por acaso!

Deus coloca pessoas ao seu redor para usar você, você é uma dádiva do Reino de Deus:

a boa semente são os filhos do reino (Mateus 13:38).

Não pense que estar onde você está te faz inútil (seu contexto). Esse é um pensamento do diabo para te paralisar aonde Deus deseja te usar. É exatamente aí aonde você está que Deus deseja te usar.

Isso pode ser visto no texto:

foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada…

Não foi Maria que foi até Deus, mas Ele veio até ela, o Pai enviou o anjo para notifica-la do seu destino. Estou aqui como um enviado de Deus para notifica-lo do seu precioso destino.

2. O fruto expressa seu destino

Você já imaginou o potencial de uma mangueira quando está carregada? Milhares de novas mangueiras podem vir a existir. As vezes quando olhamos para um caroço de manga não percebemos isso, é importante entender que a manga é a expressão do destino da mangueira.

Gerar filhos para Deus expressa a grandeza do seu destino.

O caroço de manga não fica amedrontado com o desafio de gerar milhares de mangas. Ele apenas deixa que a sua natureza se expresse gerando frutos! Você igualmente não precisa ter receios e temores, deixe a sua natureza de filho (a) de Deus de manifestar!

Veja, Maria não tinha uma noção exata do que estava dentro dela. Ela aceitou o chamamento para a sua vida, mas quando ela visitou Isabel, mãe de João Batista, Isabel ficou cheia do Espírito.

Creio que Maria começou a perceber a grandeza que carregava, pelo seu cântico você percebe que ela passou a ter clareza de quem estava em seu ventre.

No V.T. pessoas comuns não ficavam cheias do Espírito, apenas profetas, sacerdotes, reis e pessoas com chamamento especial para algum momento (Bezalel – Êx 31:2-3).

A presença de Jesus no ventre de Maria fez com que Isabel ficasse cheia do Espírito e seu bebê estremeceu em seu ventre, isso significa que há um potencial incalculável dentro de você, como havia em Maria.

  • Em Maria, Jesus já era Deus, mas na forma de um feto.
  • Em você, Jesus está em plena divindade. É o Espírito vivificante morando dentro de você.
  • Em Maria era por nove meses, em você é para sempre!

O que Maria gerou era muito maior do que ela mesma, sendo assim, o seu destino é gerar milhares de pessoas para Cristo, pessoas maiores do que você!

Não tenha medo de gerar gente maior do que você, essa é a nobreza dos servos de Deus. Isso porque nada é nosso.

O filho que Maria gerou não era dela e ele foi entregue a um destino grandioso demais. Que nenhum outro poderia.

Ouça o que vou te falar, o recurso que Deus te dá é enorme.

Todavia, o maior recurso de Deus para o cumprimento do seu destino é pessoas. As vezes preocupamos mais com coisas, mas pessoas são a chave do nosso destino.

3. Não se preocupe em como será

Essa é uma pergunta honesta e corriqueira no meio dos irmãos – Como será que isso acontecerá, pois eu não…

A resposta do anjo foi sensacional – Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra.

O seu destino se cumprirá pelo poder do Altíssimo que te envolverá. Mas para que o nosso destino se cumpra em nossa vida, precisamos tirar os nossos olhos de nós mesmo. Maria não olhou para si mesma, antes olhou para Àquele que pode todas as coisas.

O fato dela perguntar como seria, não é porque ela duvidava, apenas queria saber – disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?

Entretanto alguns fazem a mesma pergunta vendo a impossibilidade que há neles. Eles dizem: Não tem como Deus usar alguém como eu!

Você precisa tirar seus olhos de você mesmo. Preste atenção, se você se vê como um pecador o que você vai fazer? Pecar!

Mas se você se vê como justo em Cristo, o que vai fazer? Manifestar a justiça de Cristo!

Se você se vê como alguém inútil para Deus, é isso que de fato será. Mas se você olha para Jesus e vê utilidade em você porque está Nele, assim será com você.

Isso porque tal qual Ele é nós somos – segundo ele é, também nós somos neste mundo (1Jo 4:17b).

Sendo assim, siga o conselho que o anjo Gabriel deu para Maria: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo.

Em vez de ficar preocupado, angustiado e nervoso só de pensar em ser usado por Deus, comece a alegrar-se! Você é favorecido (a)! O Senhor é contigo!