Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito (Rm 8:1-4).

Esses dias falei sobre a síndrome de Bruce Banner, o personagem humano do Hulk. Veja se ele fosse a uma academia e alguém mandasse ele levantar a barra de supino com 100kg, ele simplesmente iria rir e dizer: É impossível eu levantar todo esse peso. Isso porque ele usaria a força dele para tal coisa e não a do incrível Hulk que está dentro dele. Eu te pergunto, o incrível Hulk conseguiria levantar? Claro que sim!

Há irmãos que dizem a mesma coisa que o Bruce Banner: É impossível eu fazer isso ou aquilo… é impossível viver essas verdades… Viver uma vida espiritual para eles é um mar de impossibilidades, mesmo tendo um Deus residente que pode todas as coisas.

Decida viver pela verdade do Evangelho! Há sim uma pessoa extraordinária dentro de você que pode todas as coisas. É o Espírito Santo! Não viva como o Bruce Banner o tempo todo abafando quem ele se tornou.

Em Romanos 8, Paulo mostra quão grande e abrangente foi a obra de nosso Pai, a nosso favor. Ele nos livrou da condenação que estava sobre nós, nos justificou, nos libertou da escravidão do pecado e da escravidão da Lei. Para vivermos uma vida debaixo da operação do Espírito da Vida!

Não há nenhuma condenação para nós que estão em Cristo Jesus. Isso porque a lei do Espírito e da vida nos libertou de toda operação de morte que havia em nós. Isso aconteceu porque o Pai enviou Jesus, para condenar na carne dele, o pecado. Ele cumpriu as justas exigências da lei em nosso lugar.

Então, em vez de redobrarmos nossos esforços na carne para cumprir a lei, simplesmente aceitemos o que o Espírito está fazendo em nós. Então, viva por meio Dele. Você é espiritual!

Na sua carne você não pode satisfazê-Lo! Foi por isso que Ele enviou Jesus para pagar tudo e resolver o que nenhum de nós poderia resolver. Você é o alvo do amor do Pai, tudo foi feito pensando em você!

O que Ele espera agora é que você viva e desfrute do que Ele fez, apenas isso! Não adianta seus piedosos esforços da carne. Quando você decide viver pelo Espírito, você desfruta de uma obra terminada. E nesse viver não existe – É impossível eu…

Ouça, já está tudo resolvido. Então, não tente controlar o que não é controlado por nada, o Espírito Santo! Saia do erro do Bruce Banner que deseja controlar o Hulk o tempo todo. Deixe o Espírito te controlar e conduzir sua vida. Sua vida será incomparavelmente melhor.

Paulo disse: não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Diga: Eu não ando segundo a carne, mas segundo o Espírito. Eu sou espiritual! Quando você entende essa verdade, você vive o propósito de Deus para a sua vida. Esse é o ápice de sua identidade, um viver completamente afetado pelo Espírito Santo.

Seu estilo de vida afeta tudo e todos ao seu redor. Como Jesus que espontaneamente andava no espírito e fluía em vida. Você foi chamado a viver com Ele viveu! Para ser o que Ele era no meio dos homens!

Romanos 8 então, é a demonstração prática do supremo propósito de Deus para a sua vida por meio da condução do Espírito Santo. Vejamos como o supremo propósito nos leva a viver experiências superiores:

1. Um nível acima

A vida debaixo da condução Espírito é uma experiência completamente superior a condução segundo a carne. Agora, alguns ouvem essa verdade e passam a vida inteira tentando andar no espírito. Eles até acham que podem, mas a dúvida e a experiência negativa com a carne os desanimam.

Veja, não é uma questão se você pode ou não andar no espírito, é de fato entrar na experiência de andar no espírito. Isso porque andar no espírito é uma realidade para aqueles que nasceram de novo! Já está a sua disposição por causa de quem você é! Como já disse, você é espiritual!

Então o que é preciso fazer? Basta inclinar para o espírito e cogitar (pensar) das coisas do espírito. Você não pode esquecer de que você é espiritual. Você não se tornará espiritual, mas é!

Talvez você diga: Pastor, mas Paulo fala do crente carnal! Preste atenção o carnal entende a graça e faz bagunça, mas basta ele crescer um pouco mais que passa a desfrutar da verdade maior da graça. Não há nada maior e mais poderoso do que ser guiado pelo Espírito!

Você foi gerado para viver essa experiência por toda a eternidade. Sendo assim, deixe de inclinar para a carne! Deixe de cogitar das coisas da carne! (1Co 13:11 – desisti das coisas próprias de menino).

Veja, o resultado de inclinar e cogitar do espírito é que você desfruta de vida e paz. Isso é para todos os momentos de sua vida, bons ou maus! Eu sei que as vezes tomamos umas pancadas, mas nessa hora basta inclinar e cogitar das coisas do espírito que você não perde o fluir de vida e paz.

Há crestes que são afetados pelas circunstâncias. O segredo nessa hora está para onde você inclina e do que você cogita em sua mente. Isso não exige esforço, apenas vigilância sua. Não sai do nível que Jesus te colocou. Você já está em outra esfera! E ela é espiritual.

Por que você inclina para o espírito e cogita das coisas do espírito sua rota é alterada. A rota da carne só gera desgastes e contendas. Uma verdadeira escravidão e você vivia nela, mas agora não mais!

Todavia, a rota do espírito te conduz a uma vida de liberdade, com ausência do medo, angustia e desilusões. Onde nos aproximamos de Deus em segurança porque agora Ele é o nosso Aba! A sua rota agora é sempre em direção ao amor do seu Pai. Você não tem como dar errado!

Neste ponto você se torna um canal de expressão do seu amor. Neste capítulo é dito que a criação aguarda com expectativa você se manifestar.

Isso significa que você é um canal de esperança! Isso porque o pecado escravizou até mesmo a criação. Mas quando manifestamos como filhos de Deus trazemos esperança de dias futuros onde o pecado não mais escravizará nem mesmo a criação.

2. Uma assistência infalível

Uma coisa é certa, ainda erraremos. Mas o Espírito além de nos guiar, nos assiste. Somos assistidos pelo Espírito nas fraquezas até Cristo ser formado. Você ainda comete falha porque a obra está em andamento na sua alma. Mas quanto mais você olha para Jesus, mas essa obra se completa por meio do Espírito. Na verdade, quando você olha para Ele, você começa a se ver como é visto.

Eu sei que você falha às vezes (inclinação da carne), mas o Espírito Santo vem e te assiste na sua oração para que você não se sinta condenado. Entenda que até mesmo as experiências com o pecado irão cooperar para o seu avanço. Ao dizer isso, não significa que você tem que pecar. Mas se o pecado acontecer, seu Pai irá transformar o mal e bem. Isso é abundante graça!

Não sei como isso acontece, mas sei o que a Palavra de Deus diz – Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Não pare em seus erros, antes desfrute do poder da graça.

Tem pessoas que quando falham param de orar. Tenho boas novas! O Espírito Santo não para de interceder por você. Tem horas que não sabemos como orar em algumas situações. Ele sabe e ora de forma correta para te ajudar.

Há um fluxo de oração por parte do Espírito Santo em seu favor. Então, deixe o Espírito Santo te assistir agora, nas situações que você não sabe o que fazer.

3. Uma segurança absoluta

O intuito do Espírito é te constranger com a certeza do amor do Pai. Ele foi dado a nós para vivenciarmos essa certeza dia após dia. Essa é a razão de Paulo perguntar: Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? (31)

Deus, o seu Pai está do seu lado, sempre esteve. Sempre lutou para que você fosse o que nasceu para ser. Ele te colocou em uma plataforma superior para você nunca mais viver amedrontado pela condenação, o pecado e a Lei.

Ele te selou por dentro com o Espírito Santo da promessa (Ef 1:13). Mas também te revestiu por fora com o Espírito por meio do batismo do Espírito Santo. Ou seja, você é todo revestido pelo Espirito Santo! Por dentro, por fora!

Porque seu Pai fez isso? Para anular as possibilidades de derrota em sua vida. Ele sabia que muitas coisas tentariam contra o plano Dele para a sua vida. Mas debaixo da condução do Espírito você é levado a segurança absoluta do amor Dele por você – Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Só a certeza do amor do Aba pode te proteger de todos os ataques, circunstâncias e todo o poder do mal. Isso porque, foi mediante o Seu amor que ele já te fez mais do que vencedor.

Sabe o que é ser mais que vencedor? É você ser mais que vencedor sem nem ter feito a inscrição na competição. Você nem queria competir, mas Ele te escolheu! Jesus fez a sua inscrição, correu em seu lugar e venceu por você. Mas na hora da premiação Ele vem e te coloca no pódio para receber o troféu. Essa é a graça de Deus!

Você não é espiritual porque fez algo, mas porque Ele fez! O seu trabalho é inclinar para o espírito e pensar sobre as coisas do espírito.

A partir de hoje, se veja com os olhos do seu Pai, você é espiritual e não carnal. Não abafe quem você é de fato e verdade! Não abafe Aquele que está em você, e pode todas as coisas por meio de você!

Viva a certeza de que nada pode separar você do amor do Pai!

Categorias: Mensagem