“Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.

Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.

 

Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim” (Salmos 139:14-18).

Falar sobre identidade é falar de algo que tem queimado em nosso coração a meses.

Creio que, quando entendermos por revelação quem somos e o que podemos fazer em Cristo, vamos experimentar de uma grande revolução.

Na minha opinião, um dos maiores “esforços” da bíblia, é justamente em te convencer da sua real identidade!

E no texto que acabamos de ler podemos perceber que fomos criados de forma específica e única.

Você é completamente único e insubstituível.

Posições são substituíveis, ou seja, hoje você pode estar em uma posição e amanhã não.

Todavia, você como individuo, foi criado de forma assombrosamente maravilhosa, por isso é único e insubstituível.

Alguns dias atrás estava conversando com um irmão sobre filmes, ele estava me dizendo que gosta muito do ator e autor Leonardo DiCaprio.

Ele dizia: Você pode assistir qualquer filme dele sem informação prévia que é garantido, todos os filmes dele são ótimos.

O que ele estava me dizendo é que, ele confia completamente na capacidade do ator e autor Leonardo DiCaprio.

Gostaria de lhe falar sobre um outro Autor, um Autor que não escreveu somente um filme de romance mas escreveu sobre você antes da fundação do mundo.

Esse Autor sonhou com você antes de você existir, Ele é o Autor da Vida! Se homens são capazes de confiar que o Leonardo DiCaprio não irá decepcioná-lo diante das telas com seus filmes.

Porque não confiarmos no Autor da Vida? Ele não nos decepcionará diante do “filme” da nossa própria vida?

Quando o Autor da Vida pensou em criar você, Ele escreveu o “filme” da sua vida, sem que nenhum dos seus dias ainda viessem a existir! Por isso, não há como dar errado!

O seu filme foi lançado desde a eternidade passada e concluído na cruz do calvário, o final do seu filme é a vida abundante e ser feliz!

Agora, como você tem encarado o “filme” da sua vida? O seu filme foi escrito pelo próprio Autor da Vida. A resposta a essa pergunta passa pela revelação de pelo menos duas verdades fundamentais de quem você é.

É preciso saber quem você é! Quem eu sou?

1. Entenda que você é único

Você lembra da parábola da centésima ovelha? (Lucas 15:3-7)

Uma se perdeu e o pastor deixou as noventa e nove para ir atrás dela. Aquela única ovelha era importante.

Veja, na nossa lógica, não faz sentido deixar noventa e nove para ir atrás de uma, a matemática aqui é ilógica! Se uma fugiu, a lógica seria cuidar das noventa e nove para que nenhuma mais se perdesse. Um prejuízo de 1% é totalmente admissível.

Todavia, Jesus não fez isso! Ele não aceitou esse prejuízo. Nem Davi quando o urso e o leão pegaram uma de suas ovelhas aceitou o prejuízo, ele matou a ambos e livrou sua ovelha. Jesus é aquele que deixa as noventa e nove e vai atrás da que se perdeu.

Sabe porquê? Porque nenhuma das cem ovelhas são iguais, mesmo fazendo parte do mesmo rebanho, há uma singularidade em cada uma. Basta uma faltar que o rebanho estará incompleto! Haverá uma perda!

Se você entender que ninguém é igual ao outro, que cada um tem o seu valor particular, e que nenhuma pessoa é substituível por outra. Então você passa a entender o porquê Jesus foi atrás daquela ovelha.

Jesus vai atrás daquele que se perdeu porque ele é o único e não existe ninguém como ele no mundo. Por exemplo, se você tem três filhos e perde um, você não da de ombros e segue em frente dizendo que ainda tem mais dois.

Sabe porquê você não faz isso? Porque cada filho tem o seu valor individual. Entenda, você também é único e singular para Deus! Sem você a vida da Igreja está incompleta.

Ainda há um outro problema. Alguns querem ser o irmão fulano! Por favor, não tente ser outra pessoa, não tente ser como eu, porque se você for como eu vai faltar você no mundo. Há algo que só você pode fazer nessa geração.

Você nasceu para ser único, ninguém pode fazer o que você nasceu para fazer. Deus não pensava em outra pessoa quando fez você, Ele pensava apenas em você!

Você é o melhor de Deus, quando você é você mesmo! Você precisa repetir isso em voz alta. Mesmo nascendo de novo, seu Pai não aniquilou sua alma, apenas esta restaurando ela.

2. Entenda o seu valor

Muitos acham que a cruz de Jesus foi para mostrar o quão ruim você é.

Então, olhamos para cruz e dizemos: olha o que o meu pecado fez com Jesus… Essa é a visão que a Lei passa para você. Mas a verdade é que a cruz, que é o preço pago por mim, não mostra o quão ruim eu sou, a cruz não é para medir o quão pecador eu sou. Mas para medir o quão valoroso eu sou! O quão amado eu sou!

Essa é a visão que a Graça passa para você!

João 3:16 – “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Jesus não morreu por causa dos meus pecados. Ele morreu porque Deus me amou de tal maneira aponto da entregar o seu Filho por mim. Jesus morreu por pecadores e não por pecados! A dívida dos pecadores foi paga.

O importante não era a dívida do pecado, mas libertar os pecadores da dívida do pecado.

Veja, Jesus morreu porque sabia que se você tivesse que morrer para pagar a dívida do seu pecado, você faltaria no mundo.

Lembre-se, Ele é o bom pastor que dá a vida por UMA ovelha. Ele não só valoriza a multidão, mas valoriza cada uma de suas ovelhas individualmente!

O Deus que te formou não sabe fazer nada de segunda classe. Tudo o que Ele faz é de primeira, porque tudo o que Ele faz, Ele faz como Ele mesmo É!

Quem fez você e escreveu a sua história, não sabe fazer nada que não seja perfeito. Por isso você foi feito de maneira assombrosamente maravilhosa! Você é tão maravilhoso que chega a ser, assustador!

O Deus que te formou disse por meio de Paulo em Efésios 5:1: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados”.

Porque Deus pediu para você ser imitador Dele? Porque quando você se vê como Ele é, você expressa o que nasceu para ser! Você pode ser imitador de Deus sim! Deus nunca iria pedir algo que você não nasceu para ser.

Você nasceu para ser como Deus aqui na terra, a sua imagem e semelhança. Você precisa conservar na sua mente a imagem do que Deus quer que você seja. Tal qual Ele é você é!

O seu valor próprio e a sua autoestima são as vestes mais nobres que você pode ter quando decide ser o que realmente é. Não se diminua, atribua valor a você mesmo com base no seu ego. Seu valor foi definido pelo seu Pai.

Então, descida não desconsiderar a você mesmo. Deus lhe atribuiu alto valor por meio da manifestação da sua Graça.

Então, determine agora, nunca mais se menosprezar ou se diminuir, pois Deus criou você para ser como Ele é, isso pode parece arrogância, mas não é!

  • Arrogância é pensar pouco do que Deus fez muito, você!
  • Arrogância é pensar pouco daquilo que Deus apostou tudo!
  • Arrogância é desvalorizar aquilo que Deus deu alto valor!
  • A Bíblia diz que você é rei e vai reinar eternamente com seu Pai.

Então, nunca mais se olhe no espelho e se ache pequeno. Nunca mais aceite a imagem que o diabo e as pessoas tentam lhe impor. Aceite o que seu Pai fez por você, te fazendo tal qual Ele é!

Preste atenção, se achar fraco é dizer que Deus é fraco porque você é a imagem Dele.

Em Joel 3:10 diz: “Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga ao fraco: Eu sou forte.

Porque Deus está pedindo para dizerem ao fraco que Ele, Deus, é forte? Porque quando você se acha fraco você está distorcendo a imagem de Deus em você.

Então para corrigir a sua ótica errada Ele diz: diga ao fraco: Eu Sou Forte. Ou seja, a imagem correta de Deus em você não é de fraqueza, mas de força.

Deus está corrigindo a Sua imagem em nós porque muitas vezes ela é destorcia pela nossa ótica natural e circunstancial.

Adão após a queda abriu os olhos para uma mentira, a nudez. Hoje, você precisa fechar os olhos para essa mentira e abrir os olhos para a verdade, você não está nu. Você está vestido do próprio Cristo, o Cordeiro de Deus!

Assim com Deus vestiu Adão com a pele daquele animal, o Pai vestiu você de Cristo. Quando Ele olha para você, vê apenas Jesus! E é por isso que Ele só pode te abençoar.

Ouça, vou repetir, você nasceu para ser como Jesus!

Não é interessante que Jesus chega dizendo eu sou a luz do mundo, mas depois Ele vira para os discípulos e diz, vocês são a luz do mundo. Porquê Ele diz isso?

Porque você nasceu para ser tudo o que viu Jesus ser! Tal qual Ele é você é!

1João 4:17 “Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo”

Hoje gostaria de te convidar a caminhar em outro nível de fé. E fé é a certeza das coisas que nós não vemos.

Creio que você está começando a ser incomodado pelo Espírito a viver a sua identidade.

Um filho pedia seguidamente para o pai leva-lo ao circo que estava na sua cidade. Mas o pai estava muito cansado e dizia não. Só que naquele dia era a última apresentação do circo na cidade. E o pai acabou cedendo e foi, mas contrariado.

Ai ele chega com o filho e começa a ver o espetáculo. Primeiro entra o mágico sem graça, com números que todos já sabem. O pai fica entediado e o filho em extase. De repente algo chama a atenção do pai.

O trapezista começa a passar de um lado para o outro em linhas bem finas. E o que chamou atenção do pai é que o trapezista não tinha nenhum equipamento de segurança. Todos aplaudem e o pai também, pois o trapezista era muito bom. Isso mexeu tanto com o pai que ele ficou empolgadíssimo.

E o trapezista lá de cima vê aquele pai empolgadíssimo e o chama lá para cima. Ele então sobe as escadas e ao chegar perto dele, faz altos elogios. Ele diz valeu a pena pagar o ingresso e estar aqui, você é muito bom.

Nessa hora o trapezista pergunta: O senhor acha que eu sou bom? Ele responde claro que é! Então ele pega uma carriola e pede para o pai subir para ambos passarem juntos para o lado de lá. O pai disse: não! Aí não! Você é bom, mas eu não vou fazer isso.

Sabe, essa é a forma que nós as vezes relacionamos com Deus e nossa identidade.

Há irmãos, crentes, que não assumem sua identidade. Aí Deus me manda aqui dizer para você e eu te inspiro a assumi-la.

Mas você não tem coragem, pois acha que é muito grande para você. E é mesmo! É por isso que é muita graça recebida.

Deus está te chamando para o lugar onde Ele tem o total controle sobre você. Para o lugar onde você perde completamente o controle sobre você mesmo. Deixe que o Espírito Santo faça em você o que você nasceu para ser.

Entre na carriola de Deus. Não seja daqueles que acha lindo a obra sendo realizada na vida do irmão do seu lado.

Hoje Ele está chamando você. Se disponha a caminhar na sua identidade!

Categorias: Mensagem