O desejo de Deus é que mesmo passando por adversidades precisamos caminhar em segurança. Vejamos três pontos que faz com que caminhemos seguros.

1. Manter a chama do Evangelho acessa no coração 

Se perdermos a verdade do evangelho em nosso coração não daremos conta de continuar caminhando. Seu amor a Deus está diretamente relacionado com a revelação do quanto foi perdoado (Lc 7:36-47). O maior erro que um cristão pode cometer é o de achar que tem pouco pecado e que pode pagar por eles. Se você não tivesse cometido nenhum pecado, só o fato de ter nascido com a natureza pecaminosa seria o suficiente para levar Jesus para a cruz.

O pecado mater (original) que está em nós já é uma dívida impagável. Se pecou pouco ou se pecou muito a dívida é impagável, Jesus disse: Não tendo nenhum dos dois com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Qual o problema então? O fariseu achava que sua dívida era bem menor do que da mulher pecadora, e por isso se achava melhor do que ela. Então a que se refere a dívida financeira que Jesus mencionou, um deve 500 outro 50 denários? Jesus estava expondo o moralismo religioso do fariseu.

Mas também que uns pecam mais do que outros, mas ambos não têm como pagar. Então veja, é por causa da falta de entendimento da dívida impagável que Jesus disse: mas aquele a quem pouco se perdoa (pensa que é pouco), pouco ama. Pouco se perdoa porque não tem entendimento do tamanho da dívida. Há crentes frios espiritualmente porque só entendem a graça e não compreendem a ofensa (Rm 5:20).

A Lei fez a ofensa aumentar, porque expôs, para que a graça superabundasse. A ofensa era grande demais! Você só entende o tamanho do amor que foi dispensado a você quando entende o tamanho da ofensa. Isso é suficiente para aquecer o coração mais frio! Podemos ter segurança nesse amor e assim caminharmos em paz com Deus. 

2. Constância na oração 

A oração não deve ser uma imposição em sua vida, mas um prazer protetor (Mt 26:41). É isso que Jesus está dizendo. É como tomar sol com protetor. Se fizer sem passar protetor, certamente você terá uma insolação. Negligenciar a sua vida de oração irá te colocar numa posição extremamente vulnerável diante das tentações, por que sua carne não consegue resistir, ela é frágil. Seu espirito é fortalecido pela oração e por meio dele você pode conduzir sua carne para fora da tentação. O que Jesus está nos mostrando é que uma vida de oração trás segurança.

3. Relacionamento com o Espírito Santo

O Espírito Santo nos foi dado para garantir a nossa segurança, para que não errássemos o caminho (Jo 16:13). Mas para isso é necessário busca-Lo e desenvolver um relacionamento íntimo e pessoal com Ele. Pois Ele é uma pessoa! Pense se você fosse um deficiente visual e que atravessar a Av. 9 Julho na Argentina, uma das avenidas mais largas do mundo, fosse uma representação da sua vida. Como você poderia ter segurança para encarar essa travessia? Apenas se tivesse um guia. É exatamente isso que você precisa entender, a vida sem a direção do Espírito Santo é o mesmo que tentar atravessar essa avenida de 20 faixas para carros e ônibus. Ouça, Deus providenciou tudo para que sua caminhada fosse segura, mas é necessário usar os recursos que Deus disponibilizou para você. Não viva alheio a eles! A graça do Pai é maior e, mais poderosa do que todas as coisas que lutam contra você. 

Categorias: Mensagem