Quando o profeta Isaías disse, não vos lembreis das coisas passadas, diz respeito aos eventos do êxodo do Egito que era o antigo triunfo de Israel. Esse triunfo se tornou um memorial no A.T. onde é mencionado várias vezes.

Deus estava chamando o seu povo para fora das memórias das glórias passadas, para a esperança de vitórias ainda maiores. A manifestação do poder no Êxodo foi grande, mas o poder do tempo presente seria ainda maior.

Veja, Deus por meio do profeta estava criando uma imagem na mente e coração do seu povo por meio da profecia. Para que eles pudessem exercer fé naquilo que era vontade Dele para eles.

A profecia é um quadro onde Deus deseja expressar sua vontade, mas acima de tudo nos levar a sonhar em fé. Isso é independente do que está a nossa volta.

Jeremias disse algo poderoso em Lm 3:19-21. Quando ficamos focados nas circunstâncias e problemas nos abatemos. Isso acontece porque a imagem em nossa mente e coração é de desesperança.

Mas o profeta Jeremias decide trazer à memória o que pode dar esperança. Isso significa, colocar na mente e coração a imagem do que Deus deseja fazer!

Traga a memória a palavra que Deus está falando sobre nós como Igreja – 2019 Um novo tempo! Precisamos entender que antes que as coisas se externem ao nosso derredor elas precisam acontecer dentro de nós. Leia Pv 4:20-23.

O Senhor declara que a sua palavra é vida e saúde para o corpo, por isso ele manda que atentemos para as suas palavras e não deixemos que elas se apartem de nossos olhos.

O que significa não deixar que elas se apartem de nossos olhos? Ter a palavra diante dos olhos significa “ver a palavra de Deus!” Ver a palavra significa criar uma imagem em nosso coração do que ela declara.

E logo em seguida o texto diz que devemos guardar essa imagem no íntimo do nosso coração. O resultado é que será vida e saúde para o corpo.

O nosso coração precisa ser guardado porque dele procedem as fontes da vida, dele procede saúde e vida.

As coisas que vemos se originam no coração, pois ele é a fonte. Se você não gosta do que você vê em sua vida, então mude o seu coração.

Mude a imagem que está formada nele, só assim você experimentará um novo tempo em sua vida!

1. Como funciona o coração

Para compreendermos como funciona o coração vamos a primeira menção da palavra coração no V.T. (Gn 6:5). Veja que Deus liga o coração com a imaginação do homem.

Nós pensamos que a imaginação vem da mente, mas Deus diz que procede do coração. O Senhor sempre nos dá imagens de fé sobre a nossa vida.

A primeira menção de coração no N.T. está em Mateus 5:8. O coração está associado com o ver a Deus. Se você não gosta do que tem visto em sua vida, mude a imagem do seu coração. Mude a sua imaginação.

Abraão é o exemplo mais impressionante do poder da imagem no coração. Abraão era um homem abençoado, mas ele tinha um problema, não tinha filhos.

O Senhor veio ter com ele e lhe disse: leia Gn 13:14-16. Deus sabia como Abraão se sentia abatido por isso lhe deu uma imagem. Ele disse que sua descendência seria como o pó.

Enquanto ele andava de cabeça baixa ele via o pó que agora tinha se tornado numa imagem de fé. Abraão agora podia olhar para o pó e ver a face de incontáveis filhos e descendentes.

Deus estava mudando a sua imaginação em seu coração. O Senhor está fazendo isso com você também! A cada dia de 2019, lembre-se: Esse é um novo tempo em minha vida!

2. Antes de confessar crie uma imagem

Em Gênesis 15 vemos que Abraão tinha se esquecido da imagem do pó, então o Senhor vem ter novamente com ele.

O Senhor lhe diz: eu sou o seu escudo! Deus queria que Abraão o visse como um escudo o protegendo continuamente. Abraão tinha voltado a se ver sem filhos (Gn. 15:3-5). O Senhor então lhe diz: conta as estrelas do céu! Assim será a sua posteridade.

Quando Abraão completou 99 anos de idade Deus lhe apareceu e lhe disse que o nome dele já não seria Abrão, mas Abraão que significa “pai de multidões”. Ao mudar o nome de Abraão Deus estava também mudando a sua confissão.

A confissão é importante, mas você consegue perceber que antes da confissão Deus teve de colocar uma imagem no coração de Abraão para que ele tivesse fé? Nós tentamos fazer confissões sem antes mudar no coração aquilo que vemos por dentro.

Mas não é assim na Palavra de Deus. Primeiro mudamos a imagem no coração, depois fazemos a confissão.

Mas uma vez que ele mudou o coração e começou a confessar, três meses depois Sara ficou grávida. E o que aconteceu naqueles três meses? Deus mudou o nome de Abrão e de Sara.

Abrão significa “um pai grande” ou “um pai exaltado”, mas agora o Senhor diz que o seu nome será Abraão que significa “pai nações” ou “pai de multidões”.

Quando Abraão se apresentava ele agora dizia: “meu nome é pai de nações”. É mesmo? Muito bonito? E quanto filhos o senhor tem? Ele tinha de dizer: “ainda não tenho nenhum, mas serei pai de multidões”.

Precisamos hoje encher o nosso coração do futuro que esperamos ter. Precisamos ver um novo tempo vindo a luz da parte do Senhor para nos suprir em tudo.

3. Imagens produzem a nossa realidade

Existe uma sequência simples na nossa mente: imagens produzem pensamentos, pensamentos produzem palavras e palavras criam as circunstâncias.

Se queremos mudar as coisas em nosso derredor, temos de ir à origem e mudar as imagens. Tudo o que Deus faz ele o faz a partir de imagens.

Antes de Deus nos levar a fazer alguma coisa ele sempre nos levará a imaginar a obra e sonhar com ela. Encha a sua mente com essas imagens.

Não olhe para a sua circunstância, mas olhe para a promessa de Deus para a sua vida. Nós devemos controlar as imagens que vêm ao nosso coração.

É verdade que não podemos impedir que venham imagens erradas a nossa mente, mas podemos impedir que elas continuem ali. Todos nós formamos dentro de nós imagens com relação a Deus, a nós próprios e aos outros. E uma vez que isso acontece nós nos relacionamos com essas imagens.

O grande problema é que muitos não sabem quem são em Cristo. Não se vêm como Deus os vê e por isso cedem às ameaças do inimigo.

Você se torna naquilo que imagina sobre si mesmo. O novo tempo não é um slogan apenas, mas uma chamada de Deus, para uma mudança de imagens em nosso coração.

Para então fazermos uma confissão de concordância da imagem do nosso coração com a realidade que nos cerca em fé. Isso produzirá mudanças eternas em sua vida. Deus está nos chamando para Um Novo Tempo! Permita ver o que Ele tem preparado para você em 2019!

Categorias: Mensagem