A primeira pergunta a respeito desta série é:  O que significa a palavra Zoe? Zoe significa vida, mas em abundância, perfeição e plenitude. Tal qual é a vida de Deus. Quando Jesus disse que o plano de Deus para nós era vida e vida em abundancia, Ele se referia a vida Zoe.

Não podemos pensar que essa vida se refere a abundância de coisas materiais, ainda que as coisas materiais estejam incluídas nela.

Pois se acharmos que é, quando não desfrutarmos dessa abundância material, viveremos uma vida cheia de dúvidas e culpas quanto ao sermos amados por Deus. Neste ponto, negaremos a bondade de Deus e começaremos a trabalhar para merece-la, quanto mais fizermos isso, mais nos distanciaremos do desfrute da promessa de Jesus:

eu vim para que tenham vida (Zoe) e a tenham em abundância (Jo 10:10b).

O Zoe é a vida abundante de Deus em nosso espírito. Essa vida nos foi transmitida quando cremos em Jesus. Jesus é o caminho, a verdade e a vida (zoe)! Receber Jesus é receber vida! Isso significa que ela é recebida pela fé. E é uma experiência real e diária em nossas vidas pela fé! Ela está dentro, no espírito de cada um de nós filhos(as) de Deus. Podemos contactá-la agora e encontrar paz, fé, alegria, amor e tudo mais.

Nossas angustias, medos, inseguranças e tantos outros sentimentos terríveis são frutos de não desfrutarmos do Zoe! Quando desfrutamos do Zoe, inevitavelmente somos inundamos com a abundância do Pai sobre nós, em todos os sentidos.

Pastor como eu sei que estou desfrutando do zoe? Por meio dos sentimentos que você vivencia.

Agora, penso que a melhor maneira de saber e responder a pergunta:

  • A sua alegria e paz estão nas coisas que você tem ou em quem você é?
  • Se você perder tudo agora, como seria?
  • Sei que não é fácil (Davi), mas a alegria e paz continuaria com você?

Não desejo nada disso para você e sei que é uma experiência dolorosa as perdas. Então, ao dizer isso não significa que alguém precise perder nada para obter essa resposta.

Jó é um exemplo claro do que estou falando e é importante lembrar que ele não tinha o Zoe dentro de si. É preciso ser sensível ao poder que as coisas matérias exercem em você. Saber se elas te dominam! Nessa hora, mude de pensamento, se perceber que sua alegria está mais nas coisas do que em quem você é!

Pense como seu Pai pensa, metanoia! Arrepender é pensar como Deus pensa, e assim você vai agir como Ele. A melhor coisa é ter tudo sem depositar a confiança em nada a não ser em nosso Pai celeste.

Veja o que Paulo disse: Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona (oferecer) ricamente para nosso aprazimento (1Tm 6:17).

Seu Pai tem prazer em oferecer ricamente tudo para a sua vida, pensando em seu prazer. O que Ele espera é que você não coloque sua confiança nessas coisas que Ele te dá. Sua esperança é Ele! Desfrute do zoe abundante de Deus, com alegria e paz! Independente de coisas, mas simplesmente por causa Dele e seu amor eterno por você.

1. Onde o Zoe está?

A vida estava nele… (João 1:4a). João disse que a vida está Nele!

É importante você não errar neste ponto. Jesus é a Vida!

Jesus é o centro de toda criação – Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez (João 1:3).

Não procure o Zoe fora de Jesus, pois não encontrará. Jesus é a vida! Entenda, o Zoe não é neutro em você. Não deveria ser mais uma opção de vida, mas a única em sua maneira de viver.

Quando o Zoe se mistura com o seu bios e psique algo começa a ser processado e metabolizando, isso te faz alimentar corretamente. Levando você a experimentar a vida abundante que seu Pai planejou. Todo o seu sistema de valores é transformado à medida que você escolhe viver pelo Zoe.

Nada fica como antes, sua mente se renova e direciona sua vontade a escolher a boa, agradável e perfeita vontade do seu Pai. Tudo isso porque você resolveu comer da Árvore da Vida!

E ai, você não vê as coisas da maneira com os demais homens veem, sua perspectiva sobre todos e tudo passa a ser segundo a ótica do céu. Seus desejos são mudados segundo a vontade de Deus. Seus sonhos tomam a sublimidade do propósito divino.

Sua existência sai da esfera do mais um, para aquele que veio cumprir um propósito superior e celestial, isso porque o amor do Pai por você, devolveu o acesso que estava proibido a Árvore da Vida!

Veja, Abraão era alguém riquíssimo em sua época e tinha praticamente tudo, mas nada disso impediu ele de ver além e enxergar a superioridade dos planos de Deus, vivendo para esse fim.

…porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador (Hebreus 11:10).

Ele aguardava a Jerusalém celestial. Milhares de anos a traz um homem viu a Nova Jerusalém, a Igreja. É por isso que ele, mesmo tendo tudo, viveu diferentemente dos demais. Os homens habitavam em cidades, mas ele em tendas, pois sabia que a única cidade que vale a pena ser cidadão é a que vem do céu!

Não deixe que nada embote seus sentidos, abafando a vida que há em você. A vida Zoe sempre te conduzirá para os projetos elevados de Deus para a sua vida, mas isso nunca o levará a se desconectar da Igreja.

Lembre-se, a Igreja é o Corpo de Cristo. E tudo que não é Cristo é morte! E você precisa aprender a lidar com as coisas que estão fora de Cristo, pois elas tem morte. Então, estar juntos é uma experiência poderosa.

Por isso Paulo disse que enchemos do Espírito Santo todas às vezes que juntos salmodiamos, louvamos, cantamos em cânticos espirituais, damos graças.

Isso acontece porque juntos flui vida, Zoe! (Ef 5:18-21)

2. A quem se destina o Zoe?

…e a vida era a luz dos homens (João 1:4b). O Zoe se destina a todos os homens!

Mas João diz que a vida Zoe para os homens é uma luz. A palavra luz aqui phos que significa brilhar. Ela brilha para que eles à vejam e recebam em seus corações. Jesus disse que nós somos os phos do mundo – Vós sois a luz do mundo (Mt 5:14a).

Somos, porque recebemos o phos da Vida dentro de nós e agora somos chamados a brilhar diante dos homens essa luz. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus (Mt 5:16). Essa luz é vida e manifesta as obras de Deus!

Essa vida produz as obras que Deus preparou para que andássemos nelas, e assim os homens visualizam o amor do Pai (Ef 2:10).

O nosso Pai nos fez portadores da luz, da vida, então não pensem que é para escondê-la! O Zoe se expressa em você fluindo vida aos homens! Mostre a eles que a vida do Pai está acessível a todos.

Fazendo assim, motivaremos as pessoas a se aproximarem de Deus, o generoso Pai de amor e vida abundante. Entenda, o alvo da vida de Deus, o Zoe, é o mundo! Ele escolheu você para manifestar o Zoe que você recebeu de Jesus.

Mas quem sou eu pastor? Como tenho dito, você é tudo o que Deus precisa para trazer o avivamento nesses dias.

Preste atenção, Davi enfrentou Golias sem nem se quer saber lutar. Davi enfrentou Golias de forma diferente, ele não olhou com a lógica da psique (razão) e bios (físico), mas com a lógica do Zoe, e por isso brilhou diante dos homens.

O que posso aprender com isso? Que independente dos problemas que vivenciamos não são eles que definem se somos ou não úteis nas mãos de nosso Pai.

Os gigantes que estão diante de nós podem até dizer:

  • Que não vamos conseguir ser crente e dar um bom testemunho.
  • Que somos incapazes de ser um canal da graça de Deus.
  • Que somos uma farsa, que não somos crente nada!
  • Que não vamos dar conta de resolver os nossos problemas pessoais, etc.

O objetivo dos seus gigantes é te fazer desistir, e assim, torna-lo um escravo dele. Tudo que te domina te escraviza. Era isso que Golias queria com Israel é isso que ele quer com você!

Independente de qual seja o seu gigante a questão é: A maneira como você está lidando com o gigante expressa o desfrute de uma vida abundante que Jesus prometeu ou se você tem confiado nas suas próprias forças.

Não tire os olhos de Jesus por nada. Ele já te deu a vitória! Permaneça olhando para Ele! Viva pelo Zoe e desfrute da abundância, ainda que não esteja vendo nada.

Veja, Habacuque viveu a vida abundante mesmo passando por tempos difíceis (Hc 3:1-19).

Abraão viveu a vida abundante tem grande riqueza, mas tinha problemas. Isso significa que não é a condição externa que define a vida abundante. xMas por qual vida você resolve viver, qual fonte você decide beber, qual comida você escolhe comer?

Escolha viver pelo Zoe que te leva a desfrutar em todo tempo da alegria, paz e plenitude de amor que há em Cristo Jesus.

Categorias: Mensagem